domingo, 18 de março de 2012

"Nossa" Orla Morena














Logo que a Orla Morena (antiga linha ferroviária da Noroeste do Brasil que passava pelo centro de Campo Grande, fazendo uma grande curva no bairro São Francisco, passando pelo lado Oeste da Cabreúva, onde nós fomos criados ) foi inaugurada, alguém tomou a dianteira e formou uma "administração paralela" ao Estado. Ganhei uma camiseta e a envergo o tempo todo,  e com orgulho. Hoje de manhã estava com ela.
Além do meu irmão Edson ( já conhecido na mídia por cuidar de um trecho da Orla Morena), eu ( que moro a 30 m da Orla ) e o Sr. José ( que colocou dezenas de plaquinhas simpáticas sobre os cuidados com a Orla) além de outros, cuidamos de juntar plásticos, garrafas, copos descartáveis, etc, visando deixar mais bonita a orla que alguns vândalos sem cultura e educação sujam, principalmente durante a noite. Não custa muito. Basta sair de casa, pela manhã, com dois ou três sacos de mercado e ir juntando lixo, deixando nas lixeiras, a maioria delas destruidas por vândalos.
Como eu e o Giancarlo acordamos cedo, hoje fomos passear na orla pelas 6:30 h da manhã... Pouca gente andando... pára um carro, desce uma senhora, com seu cachorrinho "de marca", pela cordinha, sem pacotinho de  cocô para cachorro na mão, disposta a dar ao perro o espaço para cagar que ela acha que é adequado: a "nossa" Orla Morena.

Não bastasse isso, leva seu cachorro para cheirar o traseiro do meu filho, que brincava no calçamento.

 - " Êh! Que é isso, dona? Meu filho não é cachorro para ser cheirado no traseiro... "
- " Vai tomar no cú !" Foi a resposta da senhora, - uma figura, pesando uns 120 kg mais ou menos.

- " Olha o respeito, Dona! "

- " Eu vou dar um soco no senhor!" - E veio com cachorro e tudo na nossa direção!

Eu peguei o Giancarlo e corri prá casa... Sabe lá o que esperar de uma pessoa assim.

Quase acaba com o meu domingo, logo cedo. Mas não sou tão fácil de derrubar. Meia hora depois eu já estava com tinta, bombinha, pincel e disposição pintando o muro do Seu Joaquim, um vizinho, a quem me ofereci para pintar o muro de 30 anos que nunca recebeu uma mão de tinta...

Esse mundo tem gente para empurrar para cima e gente que só vê seu próprio umbigo...

Como ela, pela manhã, são vários proprietários de cachorros que levam os bichinhos para cagar na orla. Alguns educados, que tem respeito pelo que é coletivo, levam seus saquinhos de cocô... mas alguns não estão nem aí para o fato de nossos filhos terem que conviver com as merdas de seus cachorros de grife.

Pergunto: Esses elementos podem ser enquadrados em algum tipo de delito???

2 comentários:

  1. Adorei seu "retrato falado" (rs) sobre a nossa Orla Morena. Infelizmente nao existe um delito pra esse tipo de gente amargurada e de mal com a vida (dela e dos outros) mas se vc nao conhece ou se conhece é bom relembrar, vou ti enviar um texto do "Caminhao de Lixo" que acho oportuno nesse momento.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo o texto, sem dúvida, Mariângela. Me lembrou também a historinha do moço que todo dia passava pela banca de revistas para pegar seu jornal, cumprimentava o senhor da banca e nunca ouvia a resposta... Um dia um seu amigo perguntou-lhe porque insistia em dar "Bom dia" a quem não lhe respondia... Ora, a resposta é tão óbvia: " Eu estou desejando um bom dia a ele, e tomara mesmo que tenha... Não vou determinar o meu bom comportamento pelo comportamento alheio... sabe lá que problemas ele tem. EU NÃO TENHO !" E... Bom dia a vocês...

    ResponderExcluir