sábado, 24 de março de 2012

Sobreviventes


 Curiosidade: CAOS era o Deus Grego primordial, o mais velho dos Deuses... O início e o fim de tudo. A desordem inicial ( o que me lembra o Big Bang ). O Alfa e o Ômega; Temos uma idéia somente de desordem, mas ao que parece, quebrandos os ovos é que se faz omelete... destruindo é que se faz o novo arranjo... morrendo é que se nasce...

Como é possível que nós sobrevivamos?

Se analisarmos as probabilidades de perecermos que nos cercam, é quase um milagre.

Disse Gilberto Gil: “ Sou feliz por um triz”.

Nosso corpo é infestado de bactérias, vírus, bacilos... bilhões deles. Muitos nos ajudam na digestão, no processo de produção da energia que nos mantém vivos e alertas, e outros que nos destroem, se facilitarmos. Desde os que nos roem os dentes, provocando cáries, aos que produzem nosso chulé, entre tantos. Tão pequenos que numa única gota de sangue cabem milhões deles. Uma bactéria diferente das que disputam nosso corpo nos invade e... Pimba! Temos uma “infecção intestinal”. Por isso nós, do cerrado, quando vamos ao litoral, pegamos isso... E o povo de lá não pega, comendo o mesmo e bebendo da mesma água... Não temos as defesas para aquela intrusa.

Se abrirmos o jornal, vemos que nossos(as) vizinhos(as) (da quadra, do bairro, da mesma cidade, do trabalho ) foram seqüestrados, estupradas, mortos em assaltos, balas perdidas, motoristas bêbados,  e nós ainda ilesos...

Políticos de todas as esferas, de vereador a senador, juízes e desembargadores, ministros, governantes em geral nos assaltam nesse momento, via Renata Cavas, via Palocci, via “Bolão da Copa do Mundo”, sanguessugas, anões e aloprados, via internet, via crucis, via de regra.

Se considerarmos que vivemos em média 72 anos, e que TODOS OS DIAS os riscos estão aí, passando ao lado, há que se render a algum tipo de proteção ou predileção para que nos mantenhamos íntegros e bonitões.

Não é segredo que não pratico qualquer tipo de religião, porém, não sou ateu. E todas as noites, beijando e escarafunchando meus filhos, agradeço a Deus por eles terem sobrevivido a mais um dia, nos dado a graça de cantar “Galinha choca comeu minhoca saiu pulando que nem pipoca”, ou chamando lagarta peluda do abacateiro de “minhoca quente”, porque ouviu que ela “queima”. Ou reiteradas vezes sendo o campeão das maratonas de matemática e lingua portuguesa, ou nos mostrando os progressos das construções no Mine Craft, agora original, ao preço de E$19,95 pagos com a mesada.

E da linda vida em casal, dos progressos alcançados, das conquistas profissionais, das querelas dizimadas, da alegria do lar, dos amigos de verdade.

3 comentários:

  1. Nossa! Fiquei emocionada!! Muito legal mesmo Zildo! Gostei muito!!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Qdo convidada a visitar o blog o fiz na expectativa e curiosidade do que iria encontrar e, vejo, tamanha a minha surpresa, que serei assídua companheira em sua caminhada, com prováveis comentários e ate, se possível, matérias que irão de encontro ao seu estilo sofisticado mas com uma linguagem acessível a todos. Parabéns e sucesso. Mariângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido, Mariângela. He he he ! Não pretendia ser sofisticado em nada... Pelo contrário, na publicação sobre a Orla Morena até usei palavreado chulo... valeu !

      Excluir