sexta-feira, 30 de março de 2012

A EVOLUÇÃO HUMANA




Não pense que vamos disputar espaço com sociólogos ou quem quer que seja ao abordar um tema com essa denominação. Seria atrevimento e desatino.Vamos só nos restringir à observação do nosso dia a dia. Já dá muito pano prá manga.

Outro dia pensava em quanto nosso pensamento sobre as coisas mudou. Observando o comportamento da sociedade, as alterações nos códigos de conduta, Código Civil, até mesmo desde 1988 com o Advento da nova Constituição, quanta coisa teve uma melhora qualitativa.

Por exemplo, com a “nova” Lei do Inquilinato colocou-se um fim nos “direitos sem limite” do Inquilino, que saia quando bem entendia, e depois de longo processo judicial. (aconteceu comigo e um inquilino meu). Hoje, se um imóvel for vendido, o novo adquirente não fica mais REFÉM do inquilino. Notifica-o e dá o prazo de 90 dias para desocupar, salvo situações especiais de locação, registradas em cartório. É o direito a exercer a sua POSSE sobre o que já é sua PROPRIEDADE. Caso contrário, seria como comprar e não ter.

Hoje um bem pode ser retomado do comprador que o financia a partir da inadimplência de uma parcela, a critério da financeira.

A sociedade está mais tolerante com a diversidade e INTOLERANTE com a agressividade, a discriminação e a prepotência.

Daí a Lei Maria da Penha; daí as penas pesadas por discriminação racial; daí que alguém não pode mais maltratar um animal porque dá cadeia.

É hora de rever até os ditos populares que aprendemos desde criança, como:

Mais vale um pássaro na mão que dois voando”.  Ora! Está politicamente INCORRETO. Lugar de pássaro não é na mão, e sim voando.

Atirei um pau no gato-to mas o gato-to não morreu”. Menos mal, mas se atirar pau no gato hoje vai preso...

Eu matava passarinho com espingarda de pressão quando era piá... Faz isso agora, mané, prá tu ver.

Os tempos mudam e eu me sinto honrado por estar nessa época. Conhecer a Internet, a velocidade e disponibilidade gratuita da informação, etc.

2012 parece prometer um ano de mudanças no contexto político brasileiro, quem sabe até por inspiração dos ventos da Primavera Árabe, que ainda sopram poeira sobre a Síria, mas que mudaram para sempre o cenário.

São tempos de exaltação à transparência, à legalidade, aos cuidados com o Planeta; à “ Ficha Limpa”; à Justiça (via Eliana Calmon); tempos de robôs cirúrgicos; de células tronco; de gente importante de verdade dizendo que em 2025 o ser humano poderá não precisar mais ter sua idade limitada; Miguel Nicollelis garantindo que um tetraplégico poderá se movimentar com ajuda robótica, pelo pensamento já em 2014; tempos em que mandamos sondas cada vez mais longe no espaço para procurar nossos companheiros de jornada cósmica ...

Tempos de a poderosa e sempiterna Católica pedir perdão às vítimas de seus padres (no passado a “santa” Inquisição queimava civis por suposta “bruxaria”, sob os olhos do Estado).

Diante de tudo isso, pergunto como é possível convivermos ainda com noticias diárias de descobertas (digo descobertas porque as falcatruas estão aí, silentes, aguardando serem denunciadas) dos nossos “representantes” levando a nossa grana oriunda da maior carga tributária mundial e a Justiça levando 10 anos para julgar o mensalão... e a saúde e segurança, ó !

É muita mesquinhez. Enquanto há gente generosa que ajuda, que se preocupa com um mundo melhor, esses políticos, governantes (salvo as raras exceções) conseguem ser uma escória inútil e fadada a morrer olhando para o passado e descobrindo que foram só o lixo, quando pensavam ser “poderosos”.

Profecias maias, calendários que terminam em 2012, coincidências entre profecias de diversos povos que não se correlacionavam quando foram feitas indicam que de alguma forma 2012 é um ano de mudanças... (e eu creio nisso) E então, se 2011 trouxe tanta coisa, podemos esperar que a humanidade dê um passo gigantesco no rumo da EVOLUÇÃO ?

Creio que sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário