sábado, 14 de abril de 2012

SOBRE A CANONIZAÇÃO DO PAPA


Tem gente perto demais de deus,
tem gente que não deixa deus sozinho
e diz “deus ilumine seu caminho”
e guarda deus na cristaleira.


Cristo perto dos cristais,
Cristo assim perto demais,
Cristo já é um de nós,
carne e osso pão e vinho.

Tem gente que não deixa deus em paz,
tem gente incapaz de viver sem deus
e o trata como um funcionário seu:
Deus me livre, Deus me guarde, Deus me faça a feira.

Cristo dentro da carteira,
dez por cento rei dos reis;
Cristo um conto de réis;
O garçom não A Videira.

Essa gente é o diabo
e faz da vida de deus um inferno...”

Não que eu não admire o falecido Papa João Paulo II. Ao contrário... apesar de não ser católico (e nem cristão ), acredito ter sido ele um grande pacifista, um exemplo de humildade e bondade. Viajou pelo mundo quase tanto quanto o Lula, mas suas viagens foram produtivas, enquanto que as deste último, nem tanto.
Mas daí a “canonizar” o indivíduo diga-se, em tempo recorde, vai uma distância enorme. Tem alguma coisa estranha nisso. Do ponto de vista “técnico”, porque, é sabido que, apesar de a igreja católica ter centenas de santos, mais do que um para cada dia do ano, em verdade, mais de DEZ MIL SANTOS ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_santos ); existe uma liturgia a ser cumprida, exigências como milagres, etc, para o reconhecimento do título... o famoso "advogado do diabo" precisa atuar no caso... etc...

Aliás, minto: Nem sempre foi assim: A conveniencia também dita a regra: Da mesma forma que a igreja já vendeu indulgências (traduzindo: “pode pecar, desde que pague em dinheiro à igreja, está perdoado e vai prô céu...”) que foi o estopim para uma revolução patrocinada por um de seus membros, Martinho Lutero – e também Calvino – da mesma forma Papas foram “eleitos” pelo Estado, pelo Rei, e pessoas eram nomeadas “santas” segundo interesses escusos. Mais ou menos como a Câmara dá titulos aqui em Campo Grande.


A igreja católica como a conhecemos hoje é a mesma que massacrou milhares de pessoas sob a tal “Inquisição”, em julgamentos sem defesa, sobremodo na Espanha, mas na Europa toda. É a mesma igreja que condenou ao ostracismo Galileu Galilei, “um gênio nascido na hora errada”.


É a mesma igreja que já reconhece que “Adão e Eva são criações explicativas dos textos antigos, e não viveram realmente”. Hoje mesmo, 14/04/2012, pela manhã, na Globo, tratando de criacionismo e evolucionismo, estava um padre católico explicando que com o advento da ciência moderna "temos que rever a forma de interpretar a Bíblia... no entanto, a Bíblia está sempre certa.. " ( ??? ) Dizia com isso que realmente não houve um Adão e uma Eva. Que isso já é insustentável.

É a mesma igreja que “exige” os votos de “pobreza” dos seus padres e de toda a hierarquia... Mas quem não conhece a casa de um bispo? E de um arcebispo? Será que lá tem empregada doméstica? Ou ele lava seus pratos, humildemente? Será que tem ar condicionado (o que milhares de famílias não tem...) ? Será que tem um carro para se locomover? Boas roupas, farta comida? Tem tudo isso e muito mais. Não tem nada de andar descalço e pregar pelas ruas, como disse seu mestre, Jesus: “ ... As aves do céu tem ninhos, mas o filho do homem não tem onde repousar sua cabeça...” Só que nada disso “está registrado em seus nomes”, embora desfrutem desses confortos, não alcançados pela população em geral...

É a mesma igreja que condena o homossexualismo sem ter noção do que seja – cientificamente - essa variante da sexualidade humana, misturando no mesmo caldeirão “mariposas deslumbradas” de gente séria e nascida homossexual.

E é a mesma igreja que proibe as relações sexuais para os seus padres – o celibato- “castrando-os” pela palavra sem dar-lhes opção de exercer sua sexualidade inata, eis que até a masturbação lhes é proibida...
Daí, muitos membros dessa mesma igreja, - e hoje em dia as vítimas têm coragem de denunciar, mas sempre existiram - diga-se, proibidos de ter relações sexuais abertas, em casamento, valem-se de meninos, muitas vezes alunos dos seus colégios, que não são homossexuais, para estravasar seus instintos sexuais...

Ora: QUER MAIOR PECADO QUE ABUSAR SEXUALMENTE DE ALGUÉM QUE NÃO É HOMOSEXUAL, estragando todo o futuro de meninos inocentes por conta de suas taras?

Então, antes de pensar em “santificar” (ou canonizar ou beatificar) o querido papa João Paulo II, porque a igreja católica não pensa em fazer a mea culpa e CANONIZAR SUAS VÍTIMAS, A QUEM ELA (e seus padres e bispos ) HUMILHOU, MATOU EM FOGUEIRAS, MARTIRIZOU, em equivocadas campanhas e instruções???

E quem não sabe que as “vocações sacerdotais” estão em baixa há anos? Quem não sabe que a “concorrência” está deixando a patética igreja no chinelo, angariando membros que querem um pouco mais de ação, espiritualidade e credibilidade nas suas “autoridades”?

Então, eis a saída para essa derrocada iminente: "Vamos fazer um santo em cada comunidade. Dessa forma conseguiremos manter a massa unida. Senão desanda de vez."

Se Jesus voltasse hoje e visse o que estão fazendo em seu nome... não só católicos de fim-de-semana, mas essa explosão evangélica que aí está... quiçá quebraria novamente o templo, expulsaria os “donos” da igreja e não restaria pedra sobre pedra.

- o texto inicial é a musica “PERTO DEMAIS DE DEUS”, de Chico Cesar. Link : http://youtu.be/EHPrgQ2c7iY

- todos os arquivos de foto foram tirados do google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário